V CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA
09 a 11 de agosto de 2017 - Universidade Estadual de Maringá
​
"Educação Química e políticas educacionais: impactos no ensino, na pesquisa e na formação de professores"
Minicursos
Programação dos minicursos que serão ofertados.
Minicurso 1: Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Alfabetização Científica e Tecnológica nos Livros Didáticos de Química.
Ministrantes: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti, Giselle HenequinSiemsen, Gisa Aparecida Dacorégio e Clariana Ferreira de Matos (UFPR).
Resumo: Discutir os pressupostos teóricos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Química, analisando a forma como os livros didáticos de Química do Ensino Médio abordam essas temáticas.
Vagas: 30 vagas.
Minicurso 2: Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Química
Ministrantes: Fabiele C. Dias Broietti (Docente UEL) e Miriam C. Covre de Souza (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL).
Resumo: Será realizada e discutida uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade abordará conceitos químicos e serão discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas de diferentes níveis de ensino. O método Jigsaw possibilita uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo. Neste contexto, este tipo de atividade oportuniza o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilita condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos; contribui para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimula o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método.
Vagas: 20 vagas
​
​
Minicurso 3: Teoria dos Sistemas de Atividade: fundamentos para a pesquisa de objetos complexos
Ministrantes: Belmayr Knopki Nery (USP/UNIJUÍ)
Resumo: Nesse minicurso serão apresentados os conceitos/princípios fundamentais da Teoria dos Sistemas de Atividade para fundamentar teoricamente a pesquisa educacional em Química. As atividades desenvolvidas terão caráter teórico no sentido de constituírem discussão acerca das compreensões da teoria e suas aplicações na interpretação dos problemas de pesquisa no campo da atividade de ensino deste componente curricular, mas também na prática pedagógica dos professores de Química.
O referencial adotado é os dos teóricos da abordagem: o contemporâneo pesquisador finlandês YrjoEngeström e o psicólogo russo Leontiev.
As primeiras duas horas serão reservadas para a apresentação dos conceitos por meio de exposição dialogada. As seguintes para a demonstração de como a Teoria vem “respondendo" a problemas de pesquisa no âmbito de alguns trabalhos apresentados em eventos científicos e para a explicação de como é possível estabelecer relação da TSA com a atividade prática dos professores. Este tempo também será utilizado para a discussão de problemas de pesquisa elicitados entre os ouvintes e a possível relação com este referencial teórico.
Vagas: 15 vagas
​
​
Minicurso 4: O que/quem produz o professor? Construindo espaços com o PIBID e tecendo redes com o Estágio Supervisionado
Ministrantes: Prof. Dra. Angélica Cristina Rivelini-Silva e Prof. Dr. Gustavo Pricinotto
Resumo: A presente proposta de minicurso é resultado de duas pesquisas de doutorados sobre o Estágio Supervisionado Obrigatório e o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Encontramos na união destes trabalhos um potente espaço para a reflexão sobre a atuação dos futuros professores, deixando falar sujeitos e objetos que até então, pareciam não fazer parte da formação inicial docente. Portanto, com esse minicurso, buscamos conhecer e discutir alguns dispositivos pedagógicos que funcionam, em uma análise não moderna, como produtora de certas práticas discursivas que regulam e constroem um potente espaço de formação de professores nas relações internas e externas das IES.
Vagas: 30 vagas
​
​
Minicurso 5: A potencialidade da linguagem na formação de professores de Química
Ministrantes: Profa. Dra. Gisele Louro Peres e Prof. Dr. Jackson Luís Martins Cacciamani
Resumo: A intenção desse minicurso no V Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI) é partilharmos experiências vividas, conhecimentos e saberes acerca da nossa constituição enquanto professores de Química, bem como dialogarmos sobre a potencialidade das diversas formas de linguagem no processo de formação de professores de Química. Argumentamos em favor de um movimento ancorado no educar pela pesquisa (Demo, 1998; Maldaner, 2000; Galiazzi, 2003; Moraes, Ramos e Galiazzi, 2004) que proporciona um processo de ensinar e de aprender essencialmente coletivo que integra professores e estudantes tanto da escola da Educação Básica quanto da Universidade numa imersão na linguagem (a fala, a escrita, a leitura, a oralidade, a argumentação e a dialogicidade, dentre outras tantas) nos processos formativos. A nossa aposta nesse minicurso é num primeiro momento dialogarmos acerca da importância da linguagem na nossa constituição enquanto professores de Química e num segundo momento vivenciarmos a experiência de produzirmos materiais diversos ancorados em diversas formas de linguagem no intuito de potencializarmos um processo educativo mais complexo, consistente e produtor de sentidos a todos os envolvidos a partir de uma temática que emerge do interesse desse coletivo participante do minicurso. Somos professores de Química que escrevemos, lemos e dialogamos, bem como nos apropriamos de outras tantas formas de linguagem no processo de construção e reconstrução do conhecimento e assim nos constituímos professores num movimento coletivo que integra a escola da Educação Básica e a Universidade.
Vagas: 25 vagas.
​
​
Minicurso 6: Discurso Docente e a Aprendizagem em Química: linguagem e gêneros discursivos
Ministrantes: ProfªDrª Sonia Maria Chaves Haracemiv e Jussara Turin
Resumo:
Vagas: 20 vagas.
​
Minicurso 7: Rodas de conversa: pensando e falando sobre Eletroquímica
Ministrantes: Prof. Dr. Edson José Wartha
Resumo: A linguagem oral está presente no cotidiano das escolas. Porém é preciso lembrar que, para se comunicar, não basta saber falar. Tanto professores com estudantes têm de se apropriar dos modos sociais de expressão nas diferentes situações. Na "Roda de Conversa", o diálogo é construído pela mediação do professor, que interpreta os fatos, fenômenos, conceitos sobre os quais apoia a significação da fala, cria contextos comunicativos interessantes e, assim, sustenta, acompanha e alimenta a produção discursiva dos estudantes durante o processo de elaboração conceitual (VYGOTSKY, 1998; BAKHTIN, 2002).
O tema escolhido para realizar a "Roda de Conversa", eletroquímica será o fio condutor do diálogo por se apresentar como um dos temas mais complexos entre professores e estudantes de química e, acima de tudo, por demandar uma série de outros conceitos como o conceito de íon, cargas, mobilidade, solubilidade, condutibilidade, oxido-redução, transformação química, por exemplo.
Vagas: 30 vagas
​
​
Minicurso 8: Humor das tirinhas e o Ensino de Química: possibilidades e limitações.
Ministrantes: Daniele Cristina da Silva, Fernanda Rechotnek e Manoel Henrique Estércio Farias Plácido.
Resumo: ​A presente proposta de minicurso é resultado de uma pesquisa sobre a utilização de recursos alternativos para o Ensino de Ciências, na qual foi feita uma análise quanto a maneira com que professores do Ensino Básico lidam com a utilização das tirinhas e do riso em sala de aula. Encontramos neste sentido um grande potencial para a discussão sobre os objetivos das tirinhas, suas potencialidades e limitações. Portanto, o minicurso tem como objetivo, realizar uma discussão/análise prática de tirinhas selecionadas em livros didáticos. Assim como em um segundo momento os participantes do minicurso serão convidados a confeccionarem uma tirinha, para que os demais colegas tenham de fazer uma reflexão classificando-as e propondo encaminhamentos para sua utilização em sala de aula.
Vagas: 30 vagas
​
​
Minicurso 9: Ensinando Química para a Vida
Ministrantes: Gerson Mól (Unb)
Resumo:
Vagas: 30 vagas
​
​
Minicurso 10: Oficina Temática PIBID Química UEM: “Combustíveis: A Química em movimento”.
Ministrantes: Fernanda Caroline Souza da Silva (PIBID UEM), Mariana Cavichioli Alves (PIBID UEM), Ananda Jacqueline Bordoni (PCM/PIBID UEM)
Resumo: O minicurso discutirá uma oficina temática de química elaborada pelo grupo PIBID de Química da UEM, cujo o tema gerador são os combustíveis: etanol e a gasolina, sendo abordados conceitos de termoquímica como a combustão. Serão discutidos os planejamentos e aplicações dessa oficina temática, seguindo alguns pressupostos pedagógicos que norteiam sua elaboração. Desta forma, as atividades são baseadas em experimentos, interligados a partir de um tema gerador, e essas atividades apresentam situações que estão inseridas em um contexto, sendo este problematizado no decorrer da oficina por meio de discussões dialógicas, emergindo assim a necessidade de aprender os conhecimentos científicos encorajando a participação ativa dos alunos.
Vagas: 20 vagas
​
​
Minicurso 11: Oficina Temática PIBID Química UEM 2: “Oficina dos refrigerantes
Ministrantes: Amanda Pini Semensate (PIBID UEM), Vanessa Carolina Volpato (PIBID UEM), Danieli Azanha Gazzoni Takahashi (PCM/PIBID UEM)
Resumo: O minicurso discutirá uma oficina temática de química elaborada pelo grupo PIBID de Química da UEM, cujo o tema gerador é o refrigerante. Serão abordados os conceitos de ácido-base. Discutiremos o planejamento e aplicações dessa oficina temática, seguindo alguns pressupostos pedagógicos que norteiam sua elaboração. Desta forma, as atividades são baseadas em experimentos, interligados a partir de um tema gerador, apresentam situações que muitas vezes encontram-se inseridas em nosso cotidiano, sendo este problematizado no decorrer da oficina por meio de discussões dialógicas, emergindo assim a necessidade de aprender os conceitos científicos encorajando a participação ativa dos alunos
Vagas: 20 vagas
​
​